Missão boliviana conhece experiência reguladora da Agência

 

Considerada referência na área de regulação, a Arsae-MG foi escolhida pelo Ministério das Cidades para receber uma missão de técnicos bolivianos dentro do projeto “Apoio ao Fortalecimento Institucional para a Melhoria da Prestação de Serviços de Abastecimento de Água Potável, Esgotamento Sanitário e Resíduos Sólidos na Bolívia”.
Acompanhados do gerente de Projetos do Ministério, Marcelo Lelis, a delegação boliviana esteve na Agência no dia 11/11/15 e foi recebida pelo Diretor-Geral Gustavo Gastão Cardoso, os Coordenadores Bruno Carrara e Rodrigo Polizzi, o Assessor da Diretoria, Vitor Queiroz, o Assessor Jurídico da Coordenadoria Econômico-Financeira, Matheus Valle, e o Gerente de Informações Econômicas, Samuel Barbi.

Participaram do encontro os servidores públicos da Bolívia, Carla Argentina Argandoña Rojas, responsável pela Gestão de Financiamentos e Programas do MMAyA (Ministério do Meio Ambiente e Água), Aldo Salazar Castro, profissional da área de Desenvolvimento Comunitário do Senasba (Serviço Nacional para a Sustentabilidade dos Serviços de Saneamento Básico) e William Gary Terceros Cossio, Chefe da Divisão de Manutenção de Redes e Instalação do SeLA (Serviço Local de Água e Esgoto).

Os servidores da Arsae fizeram uma apresentação sobre os trabalhos realizados pela Agência e sobre o histórico do setor de saneamento no Brasil. Os técnicos bolivianos demonstraram interesse na metodologia dos reajustes e revisões tarifárias, no modo como é pensada a estrutura tarifária que permita cobrir despesas e garantir investimentos, como a população participa do processo, se há preocupação com a preservação dos mananciais e com o reuso da água, entre outros.
Foram ressaltadas a importância da regulação na manutenção do equilíbrio entre o prestador de serviços, o município e os cidadãos e as vantagens de se realizar um trabalho independente e com transparência.

O representante do Ministério, Marcelo Lélis, destacou que a visita faz parte da primeira atividade do Projeto de Cooperação Técnica Trilateral conduzida pelo Brasil, Bolívia e Espanha que consiste no desenvolvimento de estratégias orientadas ao fortalecimento de instituições bolivianas que atuam no saneamento. As táticas envolvem o intercâmbio de experiências e conhecimentos entre os países da cooperação para o aperfeiçoamento da gestão e prestação de serviços de saneamento básico na Bolívia. “A visita à Arsae foi muito positiva e podemos continuar esse intercâmbio com a troca de artigos, estudos e novas visitas técnicas. Estamos satisfeitos que a Agência está disposta a compartilhar os conhecimentos com a Bolívia e com o Governo Federal”, disse.

 

 

Assessoria de Comunicação Social Arsae-MG

(31) 3915-8130

 

Skip to content