Comissão da ALMG decidiu pela aprovação da indicação de Antônio Claret

 

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, indicado pelo governador Romeu Zema para a Diretoria Colegiada da Arsae em 2019, foi sabatinado na terça-feira, 17/11, pela Comissão Especial da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Antes da arguição pública o diretor fez uma apresentação pautada no planejamento estratégico da Agência no qual foram apresentadas todas as entregas feitas até o presente momento. Além disto, destacou a atuação transparente e inovadora, com a implantação de novas metodologias para verificação de ativos e as fiscalizações que têm gerado economias aos cofres públicos, garantindo maior eficiência. Outro ponto destacado foi o referente ao sistema de Compliance implantado recentemente na Autarquia, que garante integridade aos atos praticados pela Agência.

Durante a arguição pública, ele respondeu questões diversas, entre elas o Novo Marco Legal do Saneamento, Tarifa social, Fundos Municipais de Saneamento e a possível privatização da Copasa. O relator foi o deputado Zé Reis (PODE). Também fez parte da comissão a servidora licenciada da Arsae-MG e agora Deputada Estadual Laura Serrano (NOVO) que questionou quais medidas foram adotadas para minimizar as perdas no sistema de abastecimento de água, hoje na ordem de 30%. O sabatinado disse que a Arsae-MG tem criado incentivos tarifários ao prestador a fim de reduzir as perdas, que impactam diretamente nas tarifas. Ao final da reunião, foi aprovado parecer favorável à indicação, que agora segue para análise do Plenário. Além dos deputados citados também participaram da comissão os Deputados Doorgal Andrada (PATRI), que exerceu a presidência da Comissão, Inácio Franco (PV), Marquinho Lemos (PT) e a Deputada Ana Paula (REDE).

Currículo
Antônio Claret é formado em Medicina Veterinária e Direito com Mestrado e especialização em Gestão Empresarial, Administração e Negócios e em Direito Tributário. Atualmente é diretor geral da Arsae-MG (Agência Reguladora dos Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário de Minas Gerais) e Professor de Pós-graduação na PUC-MG. Foi Subsecretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais; Procurador-Geral na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves; Gerente Financeiro e Jurídico na Ecocarb; Analista Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável do Estado de Minas Gerais; Presidente do Conselho Jovem da Federação das Indústrias de Minas Gerais; Presidente de Comissão Especial da OAB-MG; Conselheiro titular por MG na Confederação Nacional de Jovens empresários e Membro titular do Gabinete de Crise do Governo do Estado de Minas Gerais – Decreto 23/2019 (tragédia B1 da Vale).

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG
ascom@arsae.mg.gov.br

Foto: ALMG | Henrique Chendes