Com o objetivo de dar transparência às informações sobre o saneamento, a Arsae-MG firmou uma parceria com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) visando ao desenvolvimento de um sistema de compartilhamento de informações sobre saneamento na plataforma de Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE-Sisema).

A Gerência de Informações Operacionais (GIO) da Arsae-MG será responsável pelo recebimento de informações dos prestadores, organização e processamento dos dados, enquanto a Diretoria de Gestão Territorial Ambiental (DGTA) da Semad fará a publicação dessas informações na plataforma.

O diretor-geral da Arsae-MG, Antônio Claret, acredita que com essa disponibilização a Arsae-MG espera dar maior transparência aos serviços prestados à população, enriquecendo o acervo público de dados da Semad, possibilitando análises espaciais e integrando dados de saneamento com outros atributos disponíveis na plataforma IDE-Sisema. “Periodicamente a Agência recebe informações sobre a operação dos sistemas de abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto dos 643 municípios regulados. E a maioria dessas informações têm atualização mensal, conforme regulamentação. Dessa forma, a Agência possui um grande volume de informações públicas com potencial de utilização por outros órgãos, pela academia e, também, pela população”, afirma.

Para saber mais sobre as informações que estão disponíveis na IDE-Sisema, clique e acesse a Nota Técnica GIO n° 001/2020. Essas informações estão organizadas em três temas: prestação do serviço, abastecimento de água e esgotamento sanitário.

Para conhecer a plataforma, acesse http://idesisema.meioambiente.mg.gov.br/.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br