A Agência Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (Arsae-MG) promove, nos dias 19, 20 e 21 de agosto, o II Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água. O evento acontecerá de forma remota (webinar) devido ao contexto da Covid-19 e contará com a participação de especialistas em controle de perdas e eficiência energética nos sistemas de abastecimento de água de várias regiões do país.

A Equipe de Perdas para Assuntos Regulatórios (EquiPAR) da Arsae-MG, responsável por organizar o webinar, acredita que o seminário irá cooperar para difundir conhecimento técnico e atualizado para prestadores de serviços de saneamento, agências reguladoras, estudantes e demais interessados no tema.

O diretor da Arsae Rodrigo Polizzi lembra que a Agência promoveu a primeira edição do seminário em 2018, quando teve início o debate sobre o tema entre os prestadores de serviços, reguladores e técnicos em geral. Para ele, a continuidade nessa discussão é essencial para manter o tema em evidência, disseminar boas práticas e multiplicar casos de sucessos, principalmente no cenário atual em que grande parte do estado ainda convive com a redução da disponibilidade hídrica. “É uma grande satisfação a realização desta segunda edição, o que demonstra a importância do tema para a regulação, que busca ampliar o debate ainda mais, aprimorar os incentivos tarifários para uma gestão eficiente das perdas de água e consequentemente a qualidade da prestação dos serviços”, destaca.

Para a diretora da Arsae Irene Arantes a perda de água no sistema de abastecimento traz vários impactos negativos aos usuários, investimentos e também ao meio ambiente. “Por isso, o II Seminário de Regulação e Gestão de Perdas de Água será muito importante para trocar experiências sobre o tema e disseminar boas práticas”, espera.

- Confira a programação:

Webinar Gestão de Perdas   matéria 02

 

Clique para conhecer os palestrantes do II Seminário Regulação e Gestão de Perdas

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG

ascom@arsae.mg.gov.br