Para consultar informações sobre o seu município, acesse: Panorama Municipal

 

Para consultar a Nota Técnica que documenta, fundamenta e explica os procedimentos utilizados na elaboração dos panoramas municipais, acesse: Nota Técnica GIO 02/2020

 

A Arsae-MG disponibilizou relatórios de panoramas sobre a prestação dos serviços de água e de esgoto nos 644 municípios regulados pela Agência. O objetivo é informar usuários, prefeituras e o público geral sobre situação do abastecimento de água e do esgotamento sanitário e destacar a importância desses serviços.

Cada relatório abrange dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS) e informações recebidas periodicamente dos cinco prestadores de água e esgoto regulados pela Arsae-MG: Copasa, Copanor, SAAE de Itabira e SAAE de Passos. São informações relacionadas a:

• Situação contratual, incluindo prazos e as regiões do município contempladas no contrato;
• População atendida ou com rede de abastecimento de água e de coleta de esgoto à disposição;
• Resumo sobre a qualidade da água distribuída e eficiência do tratamento de esgoto;
• Situação de processos de fiscalizações já realizadas.

O trabalho foi desenvolvido pela Gerência de Informações Operacionais (GIO), que elaborou os relatórios, em parceria com a Gerências de Informações Econômicas (GFE), que desenvolveu a página de consulta. Ao longo da execução, tomou-se o cuidado de elaborar dois relatórios nos casos em que havia dois prestadores no mesmo município. Além disso, a divulgação considerou apenas informações públicas, que não são protegidas por sigilo.

Misael Dieimes, analista fiscal e de regulação da GIO, destaca que a equipe buscou apresentar as informações de forma simples, objetiva e atrativa para o leitor. “Selecionamos um grupo de informações que estão relacionados a dúvidas comuns dos usuários e prefeitos, por exemplo. As informações coletadas nos ajudam a avaliar a qualidade dos serviços que devem fazer jus às tarifas de água e de esgoto cobradas nos municípios”.

 

Assessoria de Comunicação da Arsae-MG
ascom@arsae.mg.gov.br