site

Descumprimento de contrato, qualidade da água e ausência de investimentos para um melhor atendimento aos usuários. Esses foram os temas discutidos em reunião de mediação, promovida pela Arsae-MG, entre a prefeitura de Ibiraci e a Copasa, nesta terça-feira, 09/07. Participaram do encontro, que foi conduzido pelo diretor da Arsae-MG, Antônio Claret, o prefeito e o vice-prefeito de Ibiraci, Antônio Garcia e Alvim Alves, e os representantes da Copasa, Maurício Pereira, superintendente comercial e de regulação, Simão Araújo, engenheiro analista e Flávio Boccoli, gerente regional. Também estiveram presentes a Procuradoria Jurídica e a Coordenadoria Operacional da Agência.

De acordo com o prefeito, o contrato de programa firmado entre a Copasa e o município previa a construção da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que deveria ter sido iniciada em 2016. A conclusão da obra estava prevista para 2020. No entanto, nem mesmo o projeto básico chegou a ser realizado. O prefeito também ressaltou problemas relacionados a qualidade da água captada. Nesse ponto, ficou acordado que até novembro deste ano, será realizada uma coleta para análise da presença ou não de contaminações. A Companhia propôs novo cronograma para a construção da ETE, mas segundo os representantes de Ibiraci, a repactuação só deverá ser feita se, em contrapartida, a Copasa oferecer benefícios para a população como forma de compensar o atraso.

O diretor da Arsae-MG, Antônio Claret, solicitou aos representantes da Copasa propostas de compensação para a comunidade de Ibiraci. A Companhia sugeriu a execução de medidas de preservação do programa Pró -Mananciais e a antecipação da substituição de 1.200 metros de rede coletora no bairro Alto da Boa Vista.
As propostas da Copasa serão discutidas com a população e o legislativo da cidade, para que se manifestem pela concordância ou não. A Copasa também se comprometeu a estudar a possibilidade de antecipação do cronograma de obras.

Mediação
A Arsae-MG atua na mediação dos conflitos entre os entes para garantir o abastecimento de água e a coleta do esgoto de acordo com o que prevê o contrato de concessão firmado entre a Companhia de abastecimento e o município. A mediação foi solicitada pelo município de Ibiraci.

 

Foto e Texto: Assessoria de Comunicação Social da Arsae-MG

Telefone: (31)3915-8130