mananciais site2

O trabalho da Arsae-MG na busca por soluções para preservação dos recursos hídricos foi elogiado durante o II Encontro Pró Mananciais que aconteceu entre os dias 4 e 6 de dezembro, em Belo Horizonte, e foi promovido pela Copasa para discutir as ações desenvolvidas para conservação dos cursos d’água utilizados para o abastecimento público em Minas Gerais.

 

mananciais site8

O diretor geral Gustavo Cardoso ressaltou que a Agência também é responsável pelo Programa na medida que reconhece na tarifa de agua e esgoto os recursos para a existência do Pró Mananciais. A partir da Revisão Tarifária da Copasa, 0,5% da receita operacional da Companhia, tendo como referência o ano anterior, é direcionado para cuidar das nascentes. “Fazemos a fiscalização dos investimentos e o acompanhamento e damos transparência às ações realizadas que são apresentadas em relatório. Acreditamos na metodologia, principalmente no que se refere à construção coletiva”, afirmou.

manancias site

O evento reuniu especialistas em preservação hídrica e meio ambiente, além de aproximadamente 500 integrantes dos Colmeias (Coletivos Locais de Meio Ambiente) de todas as regiões do Estado que integram o programa. Também foi apresentado um balanço das ações desenvolvidas em 2018 e o planejamento para 2019.

mananciais site5

Durante a solenidade de abertura do II Encontro, a Copasa e a Emater (Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais) assinaram um Protocolo de Intenções que visa fomentar as ações ambientais executadas no Programa em prol da preservação de mananciais e bacias hidrográficas que abastecem milhões de pessoas em toda Minas Gerais. O instrumento jurídico, que terá uma validade de seis meses, prevê o direcionamento de recursos financeiros por parte da Copasa à Emater, para a execução de ações ambientais realizadas pelo Pró Mananciais.

mananciais site3

Assinado pela presidente da Copasa, Sinara Meireles, e pelo presidente da Emater-MG, Glênio Martins, o protocolo estabelece, ainda, a elaboração de um plano de trabalho para o desenvolvimento das atividades das duas empresas no programa. “Direcionamos nossos esforços para a preservação ambiental, em consonância com o Pró Mananciais, pois executamos o programa de readequação ambiental das propriedades rurais. A sustentabilidade ambiental é necessária, agrega valor e abre oportunidade para todos nós”, ressaltou Glênio Martins.

mananciais site4

O diretor geral da Arsae-MG Gustavo Cardoso assinou como testemunha do Protocolo de Intenções

O Programa

O Pró Mananciais é responsável por mobilizar a comunidade e parceiros estratégicos no engajamento para proteger e conservar mananciais utilizados pela Copasa para abastecimento público. O trabalho é realizado por meio do cuidado da proteção e da recuperação das águas, desde a sua nascente até a captação. O Programa teve início em dezembro de 2016, envolvendo 58 cidades. Em 2018, esse número saltou para 140. Para a implantação do Pró Mananciais, a Copasa prioriza os municípios mais impactados pela crise hídrica e que demandam ações emergenciais de conservação das águas.

mananciais site7

Além das ações de sensibilização, mobilização e educação ambiental, o programa valoriza o conhecimento e a experiência das comunidades para construir coletivamente o sentimento de pertencimento da população à microbacia de região na qual está inserida e o consequente engajamento na defesa das águas. “Há um planejamento coletivo e participativo na decisão de proteger e preservar os mananciais de cada município envolvido no programa. Esse é, sem dúvida, um dos pilares do sucesso do Pró Mananciais”, declarou Cardoso.