O gerente de Informações Econômicas da Arsae-MG, Samuel Barbi, participou no dia 22 de novembro do Seminário do Programa INTERÁGUAS – Principais Resultados, voltado para a segurança hídrica e integração entre as instituições do Governo Federal com foco em municípios que têm dificuldades operacionais e menor capacidade técnica administrativa.


De acordo com o gerente, o evento se propôs a apresentar e discutir os resultados do Interáguas, dos quais se destacam o Com+Água, os Projetos de Reúso, RegulaSan e Acertar. Na ocasião, Samuel compartilhou as experiências na formulação da metodologia do Acertar e sobre os desafios que as agências reguladoras e a ABAR enfrentarão para colocá-la em prática nos próximos anos. “Foi ressaltado que o Acertar visa a melhoria da qualidade da gestão da informação no setor, de forma a ecoar em progressos também na qualidade do planejamento, monitoramento de resultados e na regulação dos serviços de água e de esgotamento sanitário”, explica.


O Seminário, promovido pelo Ministério das Cidades, reuniu na capital federal prestadores de serviços de saneamento básico e agências reguladoras, além de técnicos dos setores públicos e privados. O objetivo é que as ações do Interáguas surtam efeitos e sejam multiplicadas no país como boas práticas. Visa ainda aumentar a eficiência na prestação de serviços de saneamento básico e melhorar a aplicação de recursos públicos no setor, principalmente em regiões menos desenvolvidas do país. A iniciativa é fruto de um acordo do executivo federal com o Banco Mundial, que resultou em importantes práticas que aprimoraram e modernizaram as políticas públicas na área.
Veja a íntegra do Seminário Programa Interáguas: https://www.youtube.com/watch?v=GdjEi35NBys&feature=youtu.be